Até o momento, temos 10.592 vias cadastradas em 1.847 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.903 vias Tradicional Clássica, 4.858 vias Esportiva, 659 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 19 vias Tradicional Esportiva.
Descrição: Em 1973, a lenda do montanhismo escocês Hamish MacInnes, junto com os escaladores Don Whillans, Mo Anthoine e Joe Brown, percorreram uma densa floresta tropical e pântanos e escalaram a parede de arenito da grande proa para conquistar o cume da fantasia de Conan Doyle - autor do livro "The Lost World" ou "O Mundo Perdido".
Como um dos últimos cantos inexplorados do mundo, a fim de chegar ao pé da proa, a expedição heterogênea, embora bastante experiente, caminhou por um mundo repleto de vegetação bizarra, árvores fantasticamente contorcidas cobertas de limo e lama branca profunda; um mundo dominado por cobras, escorpiões e aranhas gigantes comedoras de pássaros.
Este não foi o fim de tudo, no entanto. A proa imponente em si apresentava complicações técnicas extremas: água escorrendo pela parede e as poucas e distantes saliências estavam repletas de bromélias infestadas de escorpiões. Este não era um desafio a ser encarado levianamente. No entanto, se alguém iria fazer isso, seria este grupo de pioneiros da escalada do Reino Unido, apoiados pelo The Observer, pelo governo da Guiana e acompanhados por uma equipe de câmeras da BBC.
A via está localizada na proa norte, em território guianense. A extensão informada é aproximada.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários